CartaExpressa
Anatel multa a TIM em quase R$ 2 milhões por descumprir meta de reduzir reclamações
A empresa deveria ter um índice de reclamações no máximo 55% acima da média do setor, mas registrou uma taxa 56,2% maior


O Conselho Diretor da Anatel decidiu, nesta quarta-feira 7, multar em 1,93 milhão de reais a operadora Tim, por descumprir uma meta de reduzir o índice de reclamações no trimestre entre abril e junho de 2022.
A empresa deveria ter no período um índice de reclamações no máximo 55% acima da média do setor, mas registrou uma taxa 56,2% maior.
Em sua defesa, a TIM solicitou que o número fosse recalculado e considerasse a base de assinantes e o total de reclamações da fatia da Oi Móvel incorporada à sua rede.
O relator do processo, conselheiro Vicente Aquino, justificou que durante todo o período considerado a Oi continuava a ser uma empresa independente e, portanto, não seria correto incluir no cálculo os clientes provenientes da venda da Oi Móvel.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Senado agenda a sabatina de Galípolo como diretor do Banco Central
Por CartaCapital
Segunda marcha
Por Carlos Drummond
‘O processo desinflacionário está ocorrendo’, avalia Ministério do Planejamento após divulgação do IPCA
Por CartaCapital