CartaExpressa

Americanas acusa BTG de culpa por rombo bilionário

Empresas estão em disputa judicial no STJ após crise da varejista

Americanas acusa BTG de culpa por rombo bilionário
Americanas acusa BTG de culpa por rombo bilionário
Foto: Divulgação/Americanas
Apoie Siga-nos no

A Americanas acusou o banco BTG Pactual de “participação, conivência e culpa” no rombo bilionário cujo anúncio deu início à crise da varejista. A informação foi divulgada nesta quarta-feira 1º pelo jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com o veículo, a Americanas apresentou a acusação ao Superior Tribunal de Justiça, como recurso de um processo em que a empresa disputa com o banco a obtenção de 1,2 bilhão de reais.

Os advogados da empresa alegam que os auditores contratados pela Americanas haviam encaminhado ao BTG um pedido de “todo e qualquer passivo, incluindo-se eventuais empréstimos bancários e garantias”.

Neste caso, as dívidas da Americanas também deveriam ter sido informadas pelo BTG, mas isso não teria ocorrido. A varejista sustenta que o banco só indicou os seus ativos, o que teria contribuído para as inconsistências contábeis.

Em nota, o BTG afirmou que “a elaboração e aprovação de demonstrações financeiras que espelhem a realidade da companhia são responsabilidade única, exclusiva e não transferível da própria companhia e sua administração, incluindo sua diretoria e seu conselho de administração”.

“É completamente inconcebível alegar que o BTG Pactual iria compactuar com prática que poderia comprometer a sua exposição junto à companhia. A leviana criação de narrativas no intuito de atribuir aos Bancos qualquer tipo de responsabilidade neste lamentável episódio tem por objetivo desviar a atenção do problema central”, diz o texto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo