CartaExpressa

Ameaça de golpe de Bolsonaro é destaque no NY Times

Jornal alerta para o risco de ‘tomada de poder’ e compara as bravatas do mandatário brasileiro com as de Donald Trump

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

A obsessão do presidente Jair Bolsonaro pelo voto impresso foi destaque no NY Times que alerta para o risco de ‘tomada de poder’ e compara as ameaças do mandatário brasileiro com as de Donald Trump.

“Enfrentando a perspectiva de uma derrota esmagadora nas urnas no próximo ano, o presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, está despertando seus partidários para uma batalha existencial —contra as urnas eletrônicas. A menos que os eleitores registrem sua escolha em cédulas de papel, o que o sistema atual não permite, Bolsonaro advertiu que a eleição de 2022 pode ser suspensa”, diz a reportagem.

“Os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema de votação do Brasil à medida que sua posição nas pesquisas cai está atraindo comparações com as confusas eleições de 2020 nos Estados Unidos”, acrescenta.

O texto aborda ainda o desfile militar na terça 10 e a visita do conselheiro de Segurança Nacional de Joe Biden, Jake Sullivan, que”demonstrou o apoio do governo [americano] ao sistema atual” brasileiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar