CartaExpressa
Ameaça de golpe de Bolsonaro é destaque no NY Times
Jornal alerta para o risco de ‘tomada de poder’ e compara as bravatas do mandatário brasileiro com as de Donald Trump
A obsessão do presidente Jair Bolsonaro pelo voto impresso foi destaque no NY Times que alerta para o risco de ‘tomada de poder’ e compara as ameaças do mandatário brasileiro com as de Donald Trump.
“Enfrentando a perspectiva de uma derrota esmagadora nas urnas no próximo ano, o presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, está despertando seus partidários para uma batalha existencial —contra as urnas eletrônicas. A menos que os eleitores registrem sua escolha em cédulas de papel, o que o sistema atual não permite, Bolsonaro advertiu que a eleição de 2022 pode ser suspensa”, diz a reportagem.
“Os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema de votação do Brasil à medida que sua posição nas pesquisas cai está atraindo comparações com as confusas eleições de 2020 nos Estados Unidos”, acrescenta.
O texto aborda ainda o desfile militar na terça 10 e a visita do conselheiro de Segurança Nacional de Joe Biden, Jake Sullivan, que”demonstrou o apoio do governo [americano] ao sistema atual” brasileiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



