CartaExpressa
Alvo do MPF, Queiroguinha esteve 30 vezes no Planalto e no Ministério da Saúde
O filho do ministro Marcelo Queiroga é investigado por suposto tráfico de influência e improbidade administrativa


O filho do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, alvo do Ministério Público Federal por suposto tráfico de influência e improbidade administrativa, esteve ao menos 30 vezes no Palácio do Planalto e no Ministério da Saúde. As informações são do jornal O Globo.
Mais da metade das visitas ocorreram depois de fevereiro, quando Antônio Cristóvão Neto, o Queiroguinha, se filiou ao PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, pelo qual é pré-candidato a deputado federal pela Paraíba.
O jornal apurou, via Lei de Acesso à Informação, que Queiroguinha esteve 12 vezes no Palácio do Planalto, sendo três visitas ao gabinete do presidente. Já no Ministério da Saúde ele esteve 18 vezes ao longo de um ano.
O filho de Queiroga tem participado de eventos do governo federal na Paraíba como forma de turbinar sua pré-campanha. Há uma semana esteve ao lado de Bolsonaro em um evento de entregas de moradias em João Pessoa.
Ver essa foto no Instagram
A Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Pública da Câmara dos Deputados aprovou um convite para Queiroga explicar, na terça-feira 5, a atuação de seu filho na pasta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Caso Queiroguinha: filho de ministro da Saúde atua como intermediário de pedidos de recursos, relatam prefeitos
Por Agência O Globo
PGR é acionada para investigar atuação do filho de Queiroga no Ministério da Saúde
Por CartaCapital