CartaExpressa

Alinhamento com Bolsonaro levou Manaus ao colapso, diz vice do Amazonas

O governador Wilson Lima deve ser um dos interrogados na CPI da Covid no Senado

Alinhamento com Bolsonaro levou Manaus ao colapso, diz vice do Amazonas
Alinhamento com Bolsonaro levou Manaus ao colapso, diz vice do Amazonas
Cemitério público em Manaus, capital do Amazonas. Foto: Michael DANTAS/AFP
Apoie Siga-nos no

Em meio à CPI da Covid no Senado Federal, o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, afirmou que o alinhamento do governador Wilson Lima (PSC) com Jair Bolsonaro levou o estado ao colapso.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta quinta-feira 6, Almeida diz que o objetivo era gerar uma imunidade de rebanho, ideia defendida por Bolsonaro, mas acabou virando um laboratório da nova cepa.

“Se esperou a água bater no pescoço para a tomada de alguma medida, quando o governo federal foi acionado o caos já estava acontecendo. Não foi chamado antes por uma questão simples, o governador não queria demonstrar que havia má administração, que ficou patente na investigação sobre a compra de respiradores, por exemplo”, afirma.

Almeida rompeu com o governo de Lima em maio de 2020, quando começaram as investigações sobre desvio de verba para compra de respiradores. Em janeiro deste ano, o estado ganhou repercussão internacional após o colapso no sistema de saúde por conta do avanço da Covid-19.

“Quando o ministro (Pazuello) chegou para resolver o problema, ele já estava criado. Mas que problema é esse? A política de contaminação para ter imunidade de rebanho. Se dizia no Amazonas que o convívio e contaminação geraria isso. Essa era política anunciada pelo próprio governo federal. Mas nesse ponto, o que se mostra é que o tiro saiu pela culatra, ocorreu a gestão de uma cepa mais contundente. Isso é por inação do governo estadual, mas também por causa de uma política do governo federal”, conta Almeida.

Questionado sobre a CPI, Almeida se diz disponível para comparecer e prestar esclarecimentos.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo