CartaExpressa
Aliança entre embaixador de Israel e Bolsonaro é ‘espúria e repugnante’, diz Gleisi
A presidenta do PT acusou Daniel Zonshine de ‘mais uma vez se intrometer na política interna de nosso País’


A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, criticou o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, por se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, na quarta-feira 8.
Segundo Gleisi, Zonshine “mais uma vez intrometeu-se na política interna de nosso País”.
“A aliança espúria entre Bolsonaro e o embaixador de Israel é mais repugnante ainda porque envolve a segurança e a vida de cidadãos brasileiros mantidos sob cerco e ameaça no massacre militar na região da Faixa de Gaza”, escreveu a líder petista na rede social X.
Ela disse, ainda, que o Brasil não admite questionamentos sobre sua soberania e que “o tempo da subserviência acabou junto com o mandato de Jair Bolsonaro, que prestava continência para a bandeira dos Estados Unidos e fez do Brasil um pária entre as nações”.
Zonshine promoveu uma reunião no Congresso Nacional com a presença de Bolsonaro e de parlamentares da extrema-direita. Segundo a Embaixada de Israel, a reunião havia sido marcada por meio de um convite enviado a todos os deputados, independentemente de posição ideológica. No entanto, antes do evento, congressistas de PT, PSOL e PV disseram à reportagem não tinham conhecimento do chamado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Celso Amorim cita ‘genocídio’ ao repudiar mortes de crianças em Gaza
Por CartaCapital
Chefe do Hamas vai ao Egito tratar da situação em Gaza
Por AFP
Israel aceita fazer ‘pausas’ militares de 4h diárias no norte de Gaza
Por AFP