CartaExpressa
Alcolumbre pede parecer jurídico da Câmara e do Senado sobre decisão de Gilmar
Ministro do STF suspendeu liminarmente trechos da Lei do Impeachment
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse nesta quinta-feira 4 que encaminhará às advocacias do Senado e da Câmara um pedido de análise da decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu trechos da Lei do Impeachment. A afirmação foi feita durante a sessão do Congresso Nacional.
Questionado sobre o assunto pela deputada Julia Zanatta (PL-SC) durante a sessão do Congresso, o senador respondeu: “A Mesa [do Congresso Nacional], embasada em uma decisão jurídica dos advogados da Câmara e do Senado, pode responder a vossa excelência no momento oportuno e, inclusive, dar o encaminhamento, caso necessite”.
Na quarta-feira 3, Gilmar decidiu que apenas o procurador-geral da República pode propor o impeachment de ministros do STF. O decano da Corte também ampliou o quórum para a abertura de processo contra ministros e para a aprovação do impeachment – de maioria dos presentes para dois terços (54 votos).
A decisão deve ser analisada pelo plenário virtual da Corte entre 12 e 19 de dezembro. No Supremo, a indicação é de que a determinação deve prevalecer, conforme mostrou CartaCapital nesta quinta-feira 4.
(com informações de Agência Câmara)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Como ministros do STF receberam a decisão de Gilmar sobre impeachment
Por Maiara Marinho
Câmara aprova limite a decisões monocráticas em meio a tensão entre STF e Congresso
Por CartaCapital
Gilmar nega pedido da AGU para reconsiderar alterações na Lei do Impeachment
Por Maiara Marinho



