CartaExpressa
Alcolumbre defende porte de arma para parlamentares e advogados
O senador, favorito para presidir a Casa em 2025, endossou a tese do colega Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) defendeu o porte de armas para congressistas e advogados, durante uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça, da qual é presidente, nesta quarta-feira 16.
Na ocasião, os senadores discutiam uma proposta que pode liberar o porte para agentes socioeducativos.
A defesa do porte de armas para parlamentares e advogados começou pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ele argumentou que autoridades costumam portar armas e que haveria um caráter subjetivo na aprovação na ou rejeição do porte.
Alcolumbre, por sua vez, disse que “tudo que tem o critério subjetivo para um ser humano avaliar o outro é um problema gravíssimo, porque partimos de variáveis que não são, necessariamente, as adequadas”. “Então, está a corroborar com a tese de vossa excelência [Flávio Bolsonaro] e aprovar esse projeto.”
A ideia de liberar armas para congressistas, porém, foi rejeitada pela CCJ. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que apresentaria um projeto próprio sobre o tema.
Alcolumbre já foi presidente do Senado e é o favorito para voltar ao cargo em 2025. Recentemente, o PSB, sigla que compõe a base do governo Lula (PT), declarou apoio à candidatura do chefe da CCJ.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


