CartaExpressa
Aécio Neves presidirá a Comissão de Relações Exteriores da Câmara
Entre as atribuições da comissão estão as ‘relações diplomáticas e consulares, econômicas e comerciais com outros países’


O PSDB indicou o deputado federal Aécio Neves (MG) para presidir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara. A decisão foi oficializada pelo partido nesta terça-feira 9.
O domínio tucano na comissão é fruto de um acordo político feito com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), antes das eleições no Congresso Nacional.
A Câmara convocou reuniões para instalar as comissões e eleger seus presidentes nesta quarta-feira 10 e na quinta-feira 11. A reunião que instalará a CREDN, sob o comando de Aécio, está marcada para as 12h de quinta.
Entre as atribuições oficialmente definidas da comissão estão as “relações diplomáticas e consulares, econômicas e comerciais, culturais e científicas com outros países”, a “autorização para o Presidente ou o Vice-Presidente da República ausentar-se do território nacional” e “assuntos atinentes à faixa de fronteira e áreas consideradas indispensáveis à defesa nacional”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.