CartaExpressa

Aécio lidera intenções de voto para o Senado em Minas, diz Real Time Big Data

Em outro cenário, sem o tucano, Cleitinho aparece na dianteira da corrida

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) lidera o primeiro cenário projetado pela pesquisa Real Time Big Data para a corrida ao Senado por Minas Gerais. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira 30.

Aécio não confirmou que se lançará ao Senado. Até aqui, diz ser pré-candidato a um novo mandato na Câmara.

Mesmo assim, aparece com 16% das intenções de voto na pesquisa. Atrás do tucano vêm Cleitinho (PSC), com 12%; Alexandre Silveira (PSD), com 7%; Marcelo Álvaro Antônio (PL), com 3%; e Julvan Lacerda (MDB) e Marcelo Aro (PP), com 1% cada. Brancos e nulos são 26%, enquanto 27% não sabem ou não responderam.

Em outro cenário, sem Aécio, Cleitinho lidera, com 14%. Aparecem na sequência Silveira, com 9%; Salabert, com 7%; Álvaro Antônio, com 4%; e Lacerda e Aro, com 2% cada. Brancos e nulos vão a 30%. 32% não souberam ou não responderam.

Aécio é, de longe, o candidato mais rejeitado. 55% não votariam no tucano, índice superior aos 33% de Salabert, aos 28% de Silveira, aos 25% de Álvaro Antônio, aos 23% de Cleitinho e Aro e aos 19% de Lacerda.

O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone em Minas Gerais entre 27 e 28 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é MG-04979/2022.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar