CartaExpressa

Acusado sem provas de roubar bicicleta, jovem negro denuncia racismo

Matheus Ribeiro foi abordado por um casal de jovens brancos. O caso aconteceu no domingo, no bairro do Leblon

Créditos: Reprodução Redes Sociais Créditos: Reprodução Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O instrutor de surfe Matheus Ribeiro acusa um casal no Leblon de cometer racismo contra ele. No domingo 13, Matheus aguardava por sua namorada, em frente ao Shopping Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, quando foi abordado por um casal acusando-o de ter roubado a bicicleta elétrica em que estava. A bicicleta era de Matheus.

O jovem fez um relato do ocorrido em suas redes sociais e filmou o desfecho da discussão, quando o casal pede desculpas a Ribeiro, e nega tê-lo causado de roubo.

Em suas redes sociais, Matheus relatou o ocorrido:

“Na tarde de ontem, dia dos namorados, eu estava esperando minha namorada em frente ao Shopping Leblon, quando do nada me aparecem esses dois jovens com as seguintes frases: ‘Você pegou essa bicicleta ali agora, não foi?’. ‘É sim, essa bicicleta é minha’, replicou a jovem moça”.

Ainda no relato, a vítima disse que só conseguiu provar a posse legal da bicicleta, quando o rapaz que o acusava tentou abrir o cadeado da trava da bicicleta com a chave que tinha em mãos, sem sucesso. “Frustrado com a sua tentativa, ele diz que não me acusou, afinal, o rapaz estava só perguntando”, escreveu Matheus.

“E pra você, que é pretin igual eu, seja cuidadoso ao andar em lugares assim. Eles vão te culpar, pra depois verem o que aconteceu”, acrescentou a vítima em sua publicação.

O término da discussão foi registrado em vídeo e publicado nas redes sociais.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar