CartaExpressa

ABM repudia ameaças de Bolsonaro contra entes federativos que adotarem lockdown

Para a Associação Brasileira de Municípios, o presidente ainda não entendeu seu papel e responsabilidades no enfrentamento a Covid-19

ABM repudia ameaças de Bolsonaro contra entes federativos que adotarem lockdown
ABM repudia ameaças de Bolsonaro contra entes federativos que adotarem lockdown
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A Associação Brasileira dos Municípios (ABM) divulgou,  nesta sexta-feira 14, uma critica à ameaça feita pelo presidente Jair Bolsonaro de não ajudar entres da Federação que adotam medidas restritivas contra o coronavírus. 

“É lamentável que no terceiro ano de combate à propagação do vírus o Governo Federal não tenha entendido o seu papel e a responsabilidade e protagonismo dos municípios brasileiros no enfrentamento da Covid-19”, declara a Associação. 

A declaração do presidente sobre ajuda financeira aos municípios foi feita em uma entrevista no último dia 10. 

“Como autoridade máxima da Nação, agora, que a crise sanitária ameaça voltar, o presidente da República, deveria estar articulando uma resposta nacional, com prefeituras e governos de Estados, para estancar o mais rapidamente possível a contaminação da nova variante do vírus da Covid, e não ameaçar as autoridades com bloqueio de receitas”, afirma a nota.

A Associação ainda reforça a importância da postura combativa de estados e municípios diante da crise sanitária e a omissão da União durante os quase dois anos de pandemia. 

“A despeito da ausência da União na articulação de uma política pública comum, coesa e unificadora de combate ao vírus, foram os entes subnacionais que se colocaram na linha de frente, adotando medidas de prevenção e saneadores responsáveis, respaldadas tecnicamente pela ciência”, diz o documento. 

Ao final, a Associação identifica três principais ações que o governo federal deveria priorizar: a vacinação infantil, o planejamento de uma Campanha Nacional de Vacinação voltada para a dose de reforço e a convocação de uma reunião federativa para articular um Plano de Ação. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo