CartaExpressa
A vitória de Lula contra Bolsonaro na avaliação do eleitorado sobre o tarifaço
O levantamento da Quaest contou com 2.004 entrevistas entre a quinta-feira 11 e o domingo 14
Uma pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira 16 indica ter crescido de 49% em novembro para 54% a parcela do eleitorado para a qual o presidente Lula e o PT se saíram melhor no embate em torno do tarifaço aplicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil.
Por outro lado, segundo o levantamento, encolheu de 27% para 24% o universo dos que veem Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados como vencedores nessa disputa. Para 10%, nenhum lado se saiu melhor (eram 15%), enquanto 12% não sabem ou não responderam (eram 9%).
O instituto apontou também que 43% dos eleitores consideram Lula muito importante para Trump ter recuado em parte do tarifaço. Outros 28% disseram que o petista “foi importante, mas nem tanto”, 23% declararam que ele não foi importante e 6% não sabem ou não responderam.
O levantamento contou com 2.004 entrevistas entre a quinta-feira 11 e o domingo 14. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Quaest: Maioria do eleitorado diz que Jair errou ao escolher Flávio Bolsonaro para 2026
Por CartaCapital
Quaest: Aprovação de Lula sobe entre católicos e cai entre evangélicos
Por CartaCapital
Como os eleitores avaliam o governo Lula, segundo nova pesquisa Quaest
Por CartaCapital



