CartaExpressa
A série de postagens e a ‘sugestão’ de Donald Trump sobre Cuba
Presidente americano tirou o domingo para falar sobre a ilha em sua rede social, a TruthSocial – incluindo uma aparente ameaça
Donald Trump fez uma série de postagens em sua rede social TruthSocial a respeito de Cuba – incluindo republicação com uma montagem dele fumando charuto na ilha.
Em uma delas, Trump diz: “Não haverá mais petróleo nem dinheiro para Cuba, nada! Sugiro fortemente que façam um acordo antes que seja tarde demais”.
Trump ainda menciona os cubanos mortos durante o ataque, e os nomeia de “ladrões e extorsionistas” que estariam protegendo Maduro.
“A Venezuela agora tem os Estados Unidos da América, a maior potência militar do mundo (de longe!) para protegê0los, e nós iremos”.
Donald Trump diz que Cuba deve procurar algum “acordo” antes que seja ‘tarde demais” (Imagem: Reprodução/TruthSocial)
A série de publicações inclui uma repostagem de uma sugestão de que seria ótimo se o secretário de Estado dos EUA, Marco Rúbio – que é de origens cubanas -, tomasse a frente do país. “Parece bom para mim!”, escreve Trump.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



