CartaExpressa
A reação do presidente Lula diante do novo ataque a uma escola em São Paulo
Uma aluna morreu e outros três ficaram feridos após um ataque a tiros na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste da cidade


O presidente Lula (PT) manifestou pesar pelo ataque a tiros ocorrido nesta segunda-feira 23 em uma escola da zona leste de São Paulo. Uma aluna morreu e outros três ficaram feridos.
“Recebi com muita tristeza a notícia do ataque na Escola Estadual Sapopemba, Zona Leste de São Paulo. Meus sentimentos aos familiares da jovem assassinada e dos estudantes feridos”, escreveu o presidente.
“Não podemos normalizar armas acessíveis para jovens na nossa sociedade e tragédias como essas”, completou.
Recebi com muita tristeza a notícia do ataque na Escola Estadual Sapopemba, Zona Leste de São Paulo. Meus sentimentos aos familiares da jovem assassinada e dos estudantes feridos. Não podemos normalizar armas acessíveis para jovens na nossa sociedade e tragédias como essas.
— Lula (@LulaOficial) October 23, 2023
Mais cedo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também se manifestou sobre o caso e disse que o Laboratório de Crimes Cibernéticos do Ministério da Justiça foi acionado para auxiliar a Polícia de São Paulo a aprofundar as investigações.
As primeiras informações apontam que o responsável pelo ataque seria um aluno do 1° ano do Ensino Médio. Não há confirmação por parte da polícia sobre este ponto. A Seduc também não confirma.
Em nota, a administração estadual confirmou a morte e os número de feridos, mas não forneceu maiores detalhes. No comunicado, disse estar priorizando o “apoio psicológico aos alunos, profissionais da educação e familiares.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ataque a tiros em escola de SP deixa uma aluna morta e três feridos
Por CartaCapital
Do que trata a investigação da PF contra Tarcísio de Freitas
Por CartaCapital
Por que Tarcísio quer retirar até 9 bi da Educação (e como isso pode piorar as escolas públicas)
Por Ana Luiza Basilio