CartaExpressa
À PF, Zambelli defende impeachment de ministros do STF e critica Moraes
A parlamentar foi ouvida no inquérito que apura a organização e o financiamento das manifestações em favor do presidente Jair Bolsonaro


Durante depoimento dado à Polícia Federal no domingo 5, a deputada federal Carla Zambelli disse ser ‘legítimo a remoção de representantes de Poderes’ e criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, ao dizer que ele ‘ultrapassou os limites legais com suas decisões’. As informações são da CNN.
A parlamentar foi ouvida no inquérito que apura a organização e o financiamento das manifestações em favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) previstas para o dia 7 de setembro. Zambelli é uma das organizadoras dos atos em São Paulo.
Durante seu depoimento, a deputada negou que tenha feito críticas pessoais ao ministro Alexandre de Moraes, mas às suas decisões. Zambelli questionou em suas redes sociais a prisão de dois organizadores das manifestações de 7 de setembro: o blogueiro Wellington Macedo e o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão.
“Todos que ocupam cargo público, inclusive o Ministro Alexandre de Moraes e eu, devem saber que as críticas vêm juntamente com o exercício do cargo público. Devemos saber ser criticados e entender que isso faz parte do guarda-chuva constitucional da liberdade de expressão. Não podemos admitir que uma injusta intervenção no sagrado direito de manifestação venha a usurpar o direito do cidadão por meio de uma ilegítima intervenção na liberdade de expressão, o que seria absolutamente inconstitucional”, afirmou Zambelli, que ainda afirmou que os atos a favor de Bolsonaro no 7 de setembro não tem viés antidemocrático.
“Uma festa da democracia, da liberdade”, colocou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Polícia leva publicitário para delegacia após insultos e ameaças a Alexandre de Moraes
Por Estadão Conteúdo
Zé Trovão desafia Alexandre de Moraes: Venha me prender na Avenida Paulista
Por CartaCapital