CartaExpressa
A nova pesquisa Quaest sobre a eleição de 2026 — sem Jair, Michelle e Eduardo
Na rodada anterior, Lula despontou na liderança de todos os cenários
A Quaest divulgará na próxima quinta-feira 18 uma nova pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial de 2026. Será a primeira sondagem do instituto a não considerar Jair Bolsonaro (PL) em pelo menos um dos cenários — o ex-presidente está inelegível por duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral e pela sentença a 27 anos e três meses de prisão no Supremo Tribunal Federal por liderar a tentativa de golpe de Estado.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) também serão desconsiderados, uma vez que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou ter sido escolhido por Jair como seu candidato ao Palácio do Planalto.
O levantamento ainda medirá o apoio do eleitorado ao governo Lula, ao projeto de lei que reduz penas de condenados pelo 8 de Janeiro e à indicação de Jorge Messias ao STF.
Na rodada publicada pela Quaest em 9 de outubro, o presidente Lula (PT) aparecia na liderança de todos os cenários projetados. No primeiro deles, o petista tinha nove pontos percentuais de vantagem sobre Jair Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Zezé Di Camargo pede ao SBT que cancele seu especial de Natal após evento com Lula
Por Vinícius Nunes
Após apagão em SP, governo Lula diz que Enel pode perder a concessão
Por CartaCapital
Lula e Janja visitam Roseana Sarney no hospital
Por CartaCapital


