CartaExpressa
A nova pesquisa Datafolha sobre a aprovação do STF
Em comparação com os números de março de 2024, houve uma deterioração na avaliação da Corte


Um levantamento Datafolha divulgado nesta terça-feira 5 aponta que a reprovação ao trabalho dos ministros do Supremo Tribunal Federal chegou a 36%, enquanto a aprovação atingiu 29%.
O instituto realizou 2.004 entrevistas em 130 municípios entre 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa ocorreu, portanto, antes de o ministro Alexandre de Moraes decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em decisão assinada na segunda-feira 4.
Em comparação com os números de março de 2024, houve uma deterioração na avaliação da Corte. Naquela ocasião, 29% classificavam como bom ou ótimo o desempenho dos ministros, ante 28% que o definiam como ruim ou péssimo.
Segundo a nova sondagem, a reprovação é muito mais expressiva entre os simpatizantes do PL (81%, contra 2% de aprovação), enquanto entre petistas a avaliação positiva supera com folga a negativa (56% a 9%).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Como a expulsão de Antônio Carlos Rodrigues do PL agrava a crise de relacionamento da sigla com o STF
Por Vinícius Nunes
Por que ordem para prisão domiciliar de Bolsonaro não depende de outros ministros do STF
Por CartaCapital
8 de Janeiro: STF se prepara para julgar a ex-cúpula da PM do DF
Por CartaCapital