CartaExpressa
A ironia de Dino sobre a campanha bolsonarista contra as sandálias Havaianas
No fim de 2025, expoentes da extrema-direita se insurgiram contra campanha estrelada por Fernanda Torres
O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino ironizou, nesta quarta-feira 11, a campanha que bolsonaristas promoveram nas redes sociais contra as sandálias Havaianas no fim de 2025. No comercial que despertou a ira da extrema-direita, a atriz Fernanda Torres dizia: “Não quero que você comece o ano com o pé direito”.
Dino se manifestou sobre o tema no julgamento em que a Corte decidiu, por unanimidade, que publicações de uma ONG com denúncias de maus-tratos a animais na Festa do Peão de Barretos (SP) estão protegidas pela liberdade de expressão.
“Há práticas que geram prejuízos econômicos, mas não são ilícitas. Muito recentemente, houve uma situação que para as gerações vindouras terá um sabor anedótico: concernente a um calçado, uma sandália das Havaianas, se era o pé direito ou o pé esquerdo. Eu, particularmente, uso as duas, mas há quem prefira outras práticas“, disse Dino.
Colegas do ministro riram da referência. “Essas campanhas de cancelamento ou de boicote trazem prejuízo econômico, mas são atos ilícitos? A princípio, não, a não ser que haja uma difusão de informação marcadamente falsa”, completou Flávio Dino.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
TJSP vai ao STF para anular decisão que suspende penduricalhos ilegais
Por Agência Brasil
Tarcísio faz reuniões em série no STF para discutir dívida de São Paulo com a União
Por Maiara Marinho
Homem aciona o STF para obrigar Lula a denunciar o Irã em Haia, mas perde
Por CartaCapital



