CartaExpressa
A estreia de Moraes na presidência de sessões do STF
Edson Fachin viajará a Belém (PA) para a COP30
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, viajará a Belém (PA) nesta quinta-feira 6 para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30.
Durante a ausência de Fachin, o vice-presidente Alexandre de Moraes comandará as sessões do plenário, a começar pela desta quinta.
Fachin participará da Cúpula do Clima, evento que reúne chefes de Estado globais, na quinta 6 e na sexta 7. O encontro antecede a COP, programada oficialmente para ocorrer entre 10 e 21 de novembro.
O ministro também estará em um evento sobre justiça climática na semana que vem.
“A mudança do clima é um dos temas que definem nosso tempo. É um desafio global, que exige respostas urgentes”, disse Fachin nesta quarta. “Os efeitos já são uma realidade presente, que atinge os seguimentos mais vulneráveis da sociedade. Diante disso, o Judiciário tem um papel a desempenhar: papel de proteção de direitos fundamentais.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes interrompe julgamento sobre reajuste de planos de saúde por idade
Por Vinícius Nunes
Advogado deixa a defesa de ex-assessor de Moraes às vésperas de julgamento no STF
Por Wendal Carmo
General preso por planejar a morte de Lula e Moraes poderá prestar o Enem
Por CartaCapital



