CartaExpressa
A ‘crise deliberativa’ no Congresso que provoca o STF a agir, segundo Dino
O ministro afirmou que a atuação da Corte é ‘condicionada por essa dificuldade’
O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino afirmou, na sessão plenária desta quarta-feira 24, que o Congresso Nacional vive uma “crise no processo deliberativo”, o que leva a Corte a ter de agir.
Os comentários de Dino ocorreram logo depois de o ministro Gilmar Mendes, decano do STF, analisar como o tribunal pode se pronunciar diante de omissões do Parlamento.
“Temos uma crise do processo deliberativo no Parlamento. É difícil dizer isso, porque pode ser mal interpretado. Mas a nossa atuação é condicionada também por essa dificuldade”, declarou Dino.
“Essa dificuldade, mesmo com apelo, mostra que não há solução para a questão jurisdicional no Brasil sem junto resolver a crise do processo decisório no Parlamento brasileiro, instituição vital para a democracia.”
Os comentários aconteceram durante o julgamento que definirá os limites para a quebra de sigilo de usuários da internet com base em buscas feitas em sites como o Google.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Anos após embates na Lava Jato, Zanin julgará Moro no STF
Por CartaCapital
STF decide se o Estado deve indenizar atingidos por declarações de parlamentares
Por CartaCapital
Silas Malafaia pede a Moraes acesso ao inquérito sobre Eduardo Bolsonaro no STF
Por CartaCapital


