A avaliação dos eleitores curitibanos sobre o terceiro mandato de Lula

Instituto Paraná Pesquisas monitorou o nível de aprovação do petista na capital paranaense, que tem disputa eleitoral com predominância de nomes conservadores

Foto: EVARISTO SA / AFP

Apoie Siga-nos no

O terceiro mandato de Lula (PT) como presidente da República é reprovado pelos eleitores curitibanos. A conclusão está na nova rodada do levantamento do instituto Paraná Pesquisas na cidade. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira 21.

De acordo com o levantamento, Lula é reprovado por 59,9% dos moradores da capital do Paraná. Outros 37,1% aprovam o trabalho do petista. Há 3% que não souberam responder ou preferiram não opinar na questão.

O instituto separou ainda os níveis de avaliação do presidente. São 25,9% de avaliações boas ou ótimas e 49,2% de ruins ou péssimas. Para outros 24% dos curitibanos, o trabalho de Lula é regular.

A pesquisa realizada entre os dias 15 e 20 de março aponta cenários parecidos com outros levantamentos nacionais ou regionais, com a popularidade de Lula em queda neste momento. No comparativo com a pesquisa anterior na cidade, Lula teve 5 pontos a mais de reprovação e quase 5 a menos de aprovação. Cresceu também o volume de que avalia a gestão como péssima, ao passo que oscilou para baixo quem afirma que a gestão é ótima.

Na cidade, o instituto também mediu as intenções de votos para a Prefeitura. O cenário principal aponta para uma preferência por candidatos conservadores. Dos cinco nomes citados como favoritos e que aparecem em empate técnico neste momento, quatro são de direita. Luciano Ducci (PSB) é o único integrante de um partido progressista com chances de vitória neste momento.


A pesquisa divulgada nesta quinta traz ainda avaliações de Ratinho Jr. (PSD) no comando do estado e de Rafael Greca (PSD) à frente da Prefeitura. Os dois, segundo os curitibanos, fazem gestões positivas. Os resultados completos podem ser lidos abaixo:

Parana-pesquisas-curitiba-21mar2024

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.