CartaExpressa
A avaliação dos eleitores curitibanos sobre o terceiro mandato de Lula
Instituto Paraná Pesquisas monitorou o nível de aprovação do petista na capital paranaense, que tem disputa eleitoral com predominância de nomes conservadores


O terceiro mandato de Lula (PT) como presidente da República é reprovado pelos eleitores curitibanos. A conclusão está na nova rodada do levantamento do instituto Paraná Pesquisas na cidade. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira 21.
De acordo com o levantamento, Lula é reprovado por 59,9% dos moradores da capital do Paraná. Outros 37,1% aprovam o trabalho do petista. Há 3% que não souberam responder ou preferiram não opinar na questão.
O instituto separou ainda os níveis de avaliação do presidente. São 25,9% de avaliações boas ou ótimas e 49,2% de ruins ou péssimas. Para outros 24% dos curitibanos, o trabalho de Lula é regular.
A pesquisa realizada entre os dias 15 e 20 de março aponta cenários parecidos com outros levantamentos nacionais ou regionais, com a popularidade de Lula em queda neste momento. No comparativo com a pesquisa anterior na cidade, Lula teve 5 pontos a mais de reprovação e quase 5 a menos de aprovação. Cresceu também o volume de que avalia a gestão como péssima, ao passo que oscilou para baixo quem afirma que a gestão é ótima.
Na cidade, o instituto também mediu as intenções de votos para a Prefeitura. O cenário principal aponta para uma preferência por candidatos conservadores. Dos cinco nomes citados como favoritos e que aparecem em empate técnico neste momento, quatro são de direita. Luciano Ducci (PSB) é o único integrante de um partido progressista com chances de vitória neste momento.
A pesquisa divulgada nesta quinta traz ainda avaliações de Ratinho Jr. (PSD) no comando do estado e de Rafael Greca (PSD) à frente da Prefeitura. Os dois, segundo os curitibanos, fazem gestões positivas. Os resultados completos podem ser lidos abaixo:
Parana-pesquisas-curitiba-21mar2024Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pesquisa mostra cenário eleitoral indefinido em Curitiba
Por CartaCapital
Novo pede a institutos a inclusão de Deltan em pesquisas sobre a prefeitura de Curitiba
Por CartaCapital
Lula volta a acusar Israel de cometer genocídio em Gaza e critica omissão da ONU
Por CartaCapital
Câmara aprova projeto que acaba com a saída temporária de presos; texto vai à sanção de Lula
Por CartaCapital