CartaExpressa
A avaliação do governo Lula, segundo nova pesquisa CNT
O levantamento realizou 2.002 entrevistas presenciais em 137 municípios do País entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais


Uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte divulgada nesta terça-feira 25 apontou que a desaprovação do governo Lula (PT) atingiu a pior marca desde janeiro de 2023. Para 32% dos entrevistados, a gestão do petista é “péssima”, enquanto 12% avaliam administração federal como “ruim”.
A soma das avaliações “péssimo” e “ruim” é de 44%, um aumento de mais de dez pontos porcentuais desde a rodada anterior do levantamento, em novembro. Veja os números:
- Positiva: 28,7% – a soma de ótimo (9,3%) e bom (19,4%)
- Regular: 26,3%
- Negativa: 44% – a soma de ruim (12%) e péssimo (32%)
- Não sabe/não respondeu: 1%
A pesquisa CNT realizou 2.002 entrevistas presenciais em 137 municípios do País entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais. A entidade também mediu a avaliação dos entrevistados sobre o desempenho pessoal de Lula à frente do governo. A desaprovação atingiu 55%, nove pontos percentuais a mais do que na rodada anterior. Confira:
- Aprova: 40,5% (era 50%)
- Desaprova: 55,3% (era 46%)
- Não sabe/não respondeu: 4,2% (era 5%)
Os entrevistados também foram perguntados se consideram que Lula deve ser reeleito. Cerca de 64,8% dos ouvidos são contra o petista dar ao petista um novo mandato, ante 31,7% que defendem sua reeleição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Temos que parar de acreditar naqueles que negam o Estado’, diz Lula em evento da Petrobras
Por CartaCapital
Pesquisa Atlas monitora os índices de aprovação e reprovação ao governo Lula; confira os resultados
Por CartaCapital