CartaExpressa

A avaliação da China sobre o tarifaço de Trump contra o Brasil

Não há vencedores em uma guerra tarifária, diz porta-voz: ‘Estamos prontos para trabalhar com o Brasil’

A avaliação da China sobre o tarifaço de Trump contra o Brasil
A avaliação da China sobre o tarifaço de Trump contra o Brasil
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Lin Jian. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian afirmou nesta sexta-feira 17 não haver vencedores em uma guerra tarifária, ao ser questionado sobre a decisão dos Estados Unidos de impor uma nova sobretaxa de 25% contra a importação de produtos brasileiros.

Essas guerras, disse Jian em coletiva de imprensa, não atendem aos interesses de ninguém. Ele declarou que a China está pronta para trabalhar com o Brasil e com outros países em defesa do regime de comércio multilateral, do qual a Organização Mundial do Comércio seria um pilar.

“Estamos prontos para manter o diálogo com o Brasil”, enfatizou o porta-voz.

Pequim já havia criticado, em julho de 2025, o primeiro tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil. Na ocasião, a porta-voz Mao Ning afirmou que tarifas não devem ser ferramentas de coerção, intimidação ou interferência, e que a soberania dos países e a não interferência em assuntos internos são normas básicas das relações internacionais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo