CartaExpressa

8 de Janeiro terá punição porque o Brasil não quer voltar ao obscurantismo, diz Lula em Cabo Verde

A rápida passagem pelo país africano é a última etapa da viagem internacional realizada pelo petista nesta semana

8 de Janeiro terá punição porque o Brasil não quer voltar ao obscurantismo, diz Lula em Cabo Verde
8 de Janeiro terá punição porque o Brasil não quer voltar ao obscurantismo, diz Lula em Cabo Verde
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula classificou os ataques de 8 de Janeiro como uma tentativa de golpe e assegurou que os envolvidos serão punidos pela Justiça. A declaração foi concedida no Aeroporto Internacional de Cabo Verde, após encontro com o presidente José Maria Neves.

A rápida passagem pelo país africano é a última etapa da viagem internacional realizada pelo petista nesta semana. Antes, ele esteve em Bruxelas, na Bélgica, para a Cúpula entre a Celac e a União Europeia.

“As pessoas que tentaram dar o golpe serão punidas, porque o Brasil não quer voltar ao obscurantismo de regime autoritário. O Brasil quer democracia, o Brasil precisa de democracia e o mundo precisa de democracia”, disse o petista.

Lula declarou que o Brasil esteve afastado do cenário global durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. Ele também disse desejar a retomada de uma boa relação com o continente africano e mencionou colaborações possíveis em áreas como educação, agricultura e industrialização.

O presidente brasileiro ainda reforçou o desejo de visitar “vários países africanos” em 2023 e de intensificar os laços diplomáticos com a região, inclusive por meio da abertura de embaixadas onde o Brasil ainda não tem representação formal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo