CartaExpressa
5G chegará ao Brasil em julho de 2022, define Anatel
O governo já prepara o leilão da tecnologia
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu nesta sexta-feira 26 que a internet 5G chegará ao Brasil até julho de 2022. O anuncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.
A partir de agora, o governo deverá definir o preço dos lances dos blocos que serão leiloados. A expectativa é de que isso ocorra ainda no primeiro semestre deste ano.
“O 5G vai trazer mudanças significativas na economia. Estamos falando de transformação digital da economia. Só para se ter uma ideia, o 5G vai trazer mais de R$ 3 trilhões com relação ao crescimento da economia”, afirmou Faria.
A internet 5G vai permitir um salto tecnológico no país, aumentar a velocidade de navegação na tecnologia móvel em até 20 vezes, quando comparado ao 4G.
“Se o 4G remodelou a qualidade de conexão para as pessoas, o 5G vai ser o guarda-chuva para um mundo de possibilidades. O 5G vai trazer uma revolução para o país”, afirmou o presidente da Anatel, Leonardo de Morais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


