CartaExpressa
48 a 22: veja como votou cada senador sobre projeto que deve render R$ 35 bilhões ao governo
A ‘MP das subvenções’ era prioridade do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT)


O Senado aprovou nesta quarta-feira 20 a Medida Provisória 1.185/2023, prioridade do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para atingir a meta fiscal de déficit zero no ano que vem.
O projeto ficou conhecido como a “MP das subvenções”, porque envolve incentivos financeiros dados pelos estados às empresas via ICMS, sob a justificativa de estimular a modernização da produtividade.
As regras devem render ao governo 35 bilhões de reais em 2024.
No plenário, o placar foi de 48 votos favoráveis e 22 contrários. Confira como votou cada senador:
rwservletApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula destaca diálogo como marca do governo em 2023: Pobre de quem troca por metralhadora
Por André Lucena
Após 30 anos de debates, a reforma tributária vê a luz do dia; veja o que muda
Por Wendal Carmo
Reforma tributária não termina com a promulgação; entenda os próximos passos
Por Wendal Carmo