CartaExpressa
21 metralhadoras do Exército são furtadas na base militar em Barueri
Exército confirma o furto e diz que investiga o caso; equipamentos não estariam operando e precisariam de manutenção


21 metralhadores que pertencem ao Exército Brasileiro foram furtadas na base militar de Barueri, na Grande São Paulo. Ao site G1, que revelou o episódio, a Força confirma o sumiço dos equipamentos e diz que investiga o caso.
Segundo informou ao site, a corporação se deu conta do furto no último dia 10 de outubro, terça-feira, durante uma inspeção no seu arsenal de guerra. “Os militares notaram o sumiço de 13 metralhadoras calibre .50 e de outras 8 metralhadoras de calibre 7,62”, diz a publicação.
Os armamentos de calibre .50 são capazes de derrubar aeronaves. O Exército afirma, porém, que todas as 21 armas furtadas estão fora de operação e que precisariam passar por manutenção.
A Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo, por sua vez, informou que o caso é investigado internamente pelo Exército, mas que estaria auxiliando nas buscas dos equipamentos. O Ministério da Defesa não comentou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ministro da Defesa lamenta apoio golpista de almirante e diz que Forças Armadas tomarão providências
Por CartaCapital
‘Sou louco’ para que apareça o que Cid disse, diz Múcio sobre delação do ex-ajudante de ordens
Por CartaCapital
Devemos ao Exército, à Marinha e à Aeronáutica a manutenção da democracia, diz Múcio
Por CartaCapital
Polícia Federal apreende 47 fuzis e centenas de munições em mansão no Rio
Por CartaCapital