CartaExpressa
2022: XP/Ipespe mostra Moro à frente de Bolsonaro em projeção de 2º turno
Levantamento indica mudança de cenário na comparação com os números de dezembro


A pesquisa XP/Ipespe que aponta o aumento da rejeição ao presidente Jair Bolsonaro traçou, também, cenários para as eleições presidenciais do ano que vem.
Bolsonaro, que oscilou um ponto para baixo em relação ao levantamento de dezembro, segue à frente na disputa, com 28% das intenções de voto, seguido por Sergio Moro (12%), Ciro Gomes (11%) e Fernando Haddad (11%). Atrás deles, aparecem Luciano Huck (7%), Guilherme Boulos (5%), João Doria (4%), João Amoêdo (3%) e Luiz Henrique Mandetta (3%).
No segundo turno, porém, ao contrário do levantamento divulgado em dezembro, Bolsonaro aparece numericamente atrás do ex-ministro Sergio Moro em uma projeção de segundo turno. Moro lidera o cenário por 36% a 33%.
O presidente venceria Haddad (42% a 37%), Ciro (40% a 37%), Boulos (44% a 31%) e Huck (38% a 34%).
A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.