CartaExpressa
14 partidos e federações formalizam ‘blocão’ de apoio à reeleição de Lira
O grupo vai do PL, de Jair Bolsonaro, ao PT, de Lula


Partidos de diversos espectros do cenário político formalizaram nesta quarta-feira 1º um bloco em apoio à reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O grupo reúne 496 dos 513 deputados federais.
Estão na lista PL, a federação PT/PV/PCdoB, União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, a federação PSDB/Cidadania, a incorporação Podemos/PSC, PDT, PSB, Avante, a incorporação Solidariedade/PROS e a fusão Patriota/PTB.
Estão fora do “blocão” a federação PSOL/Rede, que lançou Chico Alencar (PSOL-RJ) à disputa, e o Novo, que oficializou na terça-feira 31 a candidatura de Marcel Van Hattem (RS).
Em votação fechada, levará a melhor aquele que conquistar 257 dos 513 votos possíveis. Também há previsão de segundo turno para o caso de não haver maioria absoluta na primeira análise.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após Bolsonaro, Lira chega à reeleição sob ‘reposicionamento’ e Pacheco reforça discurso pró-democracia
Por Leonardo Miazzo
Deputados tomam posse e se preparam para escolher o presidente; confira os 513 nomes
Por CartaCapital
Câmara identificou 41 golpistas que usaram rede Wi-Fi em 8 de janeiro, diz Lira
Por Wendal Carmo