CartaExpressa
‘100 dias é só o começo’: Governo divulga vídeo com balanço da gestão; assista
Peça publicitária foi publicada nos canais oficiais do presidente Lula nesta segunda-feira


O governo federal divulgou, nesta segunda-feira 10, um curto balanço das ações tomadas durante os 100 primeiros dias de gestão. A peça, compartilhada pelos perfis oficiais do presidente Lula (PT), celebra a retomada de programas extintos durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).
“Os últimos anos não foram nada fáceis, né?”, inicia a locução. “Por um momento, a luz da esperança quase se apagou”, continua mais adiante após listar problemas da gestão anterior.
Em seguida, o tom da narração muda para iniciar o balanço: “De um tempo para cá, as coisas estão diferentes. Você já percebeu?”, questiona a narradora.
Cercado de imagens do petista em eventos oficiais, a locução vai então descrevendo parte das ações do novo governo. “Programas importantes como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida já estão de volta”, diz. Na tela, a frase é acompanhada de números que destacam os resultados dos primeiros 100 dias.
A ‘lista de feitos’ na peça publicitária inclui ainda a retomada dos programas ambientais, socorro aos afetados por desastres naturais, além de investimentos em educação e saúde. Há, também, destaque para índices que confirmariam a percepção positiva dos programas citados.
Por fim, o vídeo retoma um trecho do discurso da posse de Lula com os dizeres ‘o Brasil tem jeito, depende de nós, de todos nós’ e reconhece que há muito a ser feito. “São apenas 100 dias, mas já está dando para enxergar uma luz no fim do túnel”. Ao final, chama a atenção, ainda, o acréscimo da frase ‘100 dias é só o começo’ junto ao slogan e marca oficial do novo governo.
Assista:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A avaliação do trabalho de Haddad em 100 dias de gestão, segundo pesquisa
Por CartaCapital
Lula, 100 dias: os erros e acertos na relação do governo com as instituições
Por Getulio Xavier
Governo foca em reativar políticas de saúde nos primeiros 100 dias
Por Agência Brasil
Abertura de diálogo marca 100 dias na educação, ciência e tecnologia
Por Agência Brasil