CartaExpressa

10 estados relatam dificuldades para registrar casos de Covid em plataforma do governo

As instabilidades ocorrem há três semanas, quando o Ministério da Saúde promoveu alterações no e-SUS

FOTO: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL
Apoie Siga-nos no

Pelo menos 10 estados enfrentam problemas para atualizar os dados sobre a pandemia da Covid-19. As dificuldades ocorrem há três semanas, quando o Ministério da Saúde promoveu alterações no e-SUS Notifica, plataforma em que são registrados os diagnósticos positivos para a doença.

A instabilidade dificulta a análise sobre os números de novos casos de Covid-19 e o real estágio da crise sanitária no País, mas não impacta a contabilização de mortes. Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná e São Paulo informaram ao consórcio de veículos de imprensa que ainda não normalizaram a situação dos registros.

Amazonas, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina disseram que as instabilidades foram superadas. Alagoas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe não responderam aos questionamentos.

De acordo com o consórcio, o Brasil contabilizou 492 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, o que leva o total de vítimas fatais da doença a 597.292. O País também confirmou entre quinta e sexta-feira 17.984 novos casos. A média móvel de óbitos, que considera os dados dos últimos sete dias, é de 513.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar