CartaExpressa
PT envia ofício à Globo para participar dos debates em SP
Emissora divulgou intenção de receber apenas os quatro mais bem colocados na pesquisa eleitoral
O PT de São Paulo enviou, nesta quarta-feira 30, ofício à Rede Globo para que o candidato do partido à prefeitura, Jilmar Tatto, participe dos debates na emissora.
Por medidas de segurança, por causa da pandemia, a Globo decidiu que só realizará debates nas cidades onde haja acordo entre os partidos para que apenas os quatro mais bem colocados na pesquisa eleitoral mais recente participem dos encontros.
“Perguntei no dia de hoje ao Jorge Zappia o número de assessores que poderiam acompanhar cada um dos quatro candidatos no estúdio e ele disse que no mínimo dois. Ponderei que seriam, contando com os candidatos, 12 pessoas. Sugeri então que a emissora faça o debate apenas com os 10 candidatos e sem a presença dos assessores. Assim, realizaríamos um debate mais democrático e tão necessário para o momento político que se apresenta”, escreveu Aparecido Luiz da Silva, Secretário de Comunicação do PT.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.