CartaCapital

Witzel suspende a entrada de ônibus de estados com circulação local de coronavírus

São Paulo tem contaminação comunitária e 152 casos confirmados. A capital paulista registrou a primeira morte do País, nesta terça

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, suspendeu por 15 dias a entrada de ônibus interestaduais que tenham origem em estados com casos confirmados de circulação de coronavírus ou que tenham decretado estado de emergência. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça feira.

A medida não especifica os estados. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, São Paulo tem transmissão local do Covid-19, ou seja, já não se consegue precisar a origem da contaminação. O Estado tem até o momento 152 casos confirmados, 64% do total de casos do País, que são 234. Nesta terça-feira 17, a capital paulista registrou a primeira morte por coronavírus do País. O Distrito Federal também está na lista dos estados que tem contaminação local.

Ainda que não tenham situações de transmissão local, 15 estados e Distrito Federal têm casos confirmados de coronavírus. Distrito Federal (13), Santa Catarina (7), Paraná (6), Rio Grande do Sul (6), Minas Gerais (5), Goiás (3), Bahia (2), Pernambuco (2), Mato Grosso do Sul (2), Amazonas (1), Rio Grande do Norte (1), Alagoas (1), Sergipe (1) e Espírito Santo (1).

A Rodoviária do Rio informou que soube da restrição pelo decreto e ainda está se organizando para cumprir a medida de Witzel. Frente à nova determinação, as empresas rodoviárias interestaduais já estão cancelando todas as viagens para outros estados e quem já comprou passagem pode procurar diretamente as viações para o cancelamento e reembolso.

No decreto, o governador também recomenda a restrição pelo mesmo período de voos e navios de cruzeiros com origem em estados ou países com circulação confirmada do coronavírus ou situação de emergência decretada. A assessoria do Palácio Guanabara explicou que, no caso de portos e aeroportos, o decreto foi apenas uma recomendação para restringir operações em relação aos países afetados. A regulamentação é federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar