CartaCapital
‘Versões de Junho’: CartaCapital lança documentário sobre as jornadas de 2013
Em três episódios, a série analisa o impacto dos protestos através das visões de cientistas políticos e participantes do movimento


Dez anos depois, qual é o legado das Jornadas de 2013? Versões de Junho, a nova série de CartaCapital, analisa o impacto dos protestos através das visões de cientistas políticos e participantes do movimento.
No primeiro episódio, relembramos os primeiros dias das mobilizações pelo Brasil, o papel do Movimento Passe Livre, o MPL, na luta pela redução do preço das passagens e o processo de massificação dos protestos.
O segundo episódio destaca a chegada da classe média às ruas, a partir de um incômodo com as políticas sociais dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff – o que teria preparado o terreno da política brasileira para o fortalecimento da extrema direita.
Em um terceiro apontamento, examina-se a viabilidade de explicar os atos por meio dos conceitos de “guerra híbrida” e “revolução colorida”.
Os episódios serão divulgados semanalmente, às quintas, no YouTube.
Assista ao primeiro:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Não era só por 20 centavos?
Por Paolo Colosso, Ísis Detomi e Gabriela Mallmann
Chile reduz jornada de trabalho de 45 para 40 horas por semana
Por AFP
Três propostas sinérgicas para o Direito à Cidade
Por BrCidades