CartaCapital

assine e leia

Vale-tudo eleitoral/ Os aloprados de Bolsonaro

PGR denuncia Carla Zambelli e Walter Delgatti Netto por invasão ao sistema do CNJ

O hacker disse à PF que foi contratado pela deputada bolsonarista – Imagem: Redes sociais
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República denunciou a deputada ­Carla Zambelli, do PL de São Paulo, e o hacker Walter Delgatti Neto pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica. Segundo a investigação da Polícia Federal, Delgatti inseriu documentos falsos no sistema do Conselho Nacional de Justiça, a exemplo de um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes e de um alvará para libertar Sandro Silva Rabelo, líder do Comando Vermelho em Mato Grosso. “Sandro Louco”, como é conhecido, foi condenado a mais de 200 anos de prisão por crimes como homicídio, latrocínio, sequestro e cárcere privado.

Em depoimento à PF, o próprio Delgatti afirmou ter sido procurado por Zambelli para invadir um sistema da Justiça e “demonstrar sua fragilidade” durante as eleições de 2022. O falso despacho para prender Moraes teria sido redigido pela parlamentar, com o alegado propósito de desacreditar a atuação do Judiciário. “É nítido o objetivo de alimentar posicionamentos infundados sobre o pleito eleitoral e desdourar o Tribunal Superior Eleitoral, seus magistrados e o CNJ, com isso agitando e engajando seguidores da denunciada”, diz o procurador-geral da República, Paulo Gonet, na denúncia enviada ao Supremo Tribunal de Justiça.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s