CartaCapital
Meu tio embaixador
Nas redes sociais, perfis da Embaixada dos EUA no Brasil parecem tomados pelo grupo de WhatsApp das nossas famílias


Olá, estas são as NOTÍCIAS DO HOSPÍCIO! O semanário de bordo da nossa viagem na maionese. Os flatos que foram notícia no Brasil e no mundo. O que aconteceu de mais surreal durante as preliminares do churrasco que se avizinha, a rave do Bozo enjaulado, o The Town de um mês inteiro.
E adivinhe quem chegou com o latão de Kaiser e o coraçãozinho de frango? Sim, a Embaixada dos EUA no Brasil, cujo setor de comunicação parece sob o domínio do grupo de WhatsApp da minha família.
“Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais”, teria escrito meu tio José Luiz, “CONTINUAREMOS A TOMAR AS MEDIDAS CABÍVEIS”, arrematou o perfil da Embaixada na rede X, ao estilo ata de condomínio.
É um pessoal vitimado pelas fake news, parece Tio Paulo a apresentar uma imagem aérea da travessia de gado do Pantanal como “prova” das milhares de cabeças de gado de Lula. Veja que, na terça-feira 9, durante o voto de Alexandre de Moraes pela condenação de Bolsonaro, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que Trump estaria disposto a “USAR MEIOS MILITARES” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”. O problema, como se vê, é deixar o Tio Paulo fazer arminha com mísseis de verdade, e até a bomba atômica.
Menos beliscoso, mais ao estilo miliciano de Rio das Pedras, membro da facção de Bolsonaro fez novas ameaças: “Eu vou provar para o Alexandre de Moraes que ele encontrou um cara de SACO ROXO”, disse Bananinha, cujo vulgo advém dessas cercanias. “Moraes, você, a sua mulher, e em breve serão sancionados seus filhos, EU VOU ATRÁS DE CADA UM DE VOCÊS.” Eita, ferro!
No domingo passado, várias cidades brasileiras registraram micaretas da extrema-direita em favor da anistia ao Napoleão do hospício. Em pleno 7 de Setembro, manifestantes carregaram bandeiras de Israel e dos EUA, incluindo um bandeirão norte-americano na Avenida Paulista. Vampiro brasileiro, quer dizer, patriota brasileiro…
Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu, motivo pelo qual estava todo mundo, MENOS O JAIR. Sobressaiu-se, então, o RADICAL MODERADO TARCÍSIO DE FREITAS, O EXTREMISTA DE CENTRO. “Nós temos o julgamento de um crime que não existiu. Como é que vão condenar uma pessoa sem provas?”, disse o governador negacionista dos autos do processo. “Ninguém aguenta mais a tirania de Moraes!”
E ATENÇÃO! Ataques de Carluxo a governadores de direita inspiram resposta do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil): Carluxo “fala pela boca o que deveria sair por outro lugar”.
Em desagravo a esse personagem sempre presente na pauta de NH, reproduzimos mensagem de Carluxo escrita na rede X em 2022, e que voltou a circular esta semana de modo a conferir uma lufada de poesia em toda essa tragédia. Vai, Carlos, ser gauche na vida: “Pau que bate em Chico parece agora não querer ‘mais’ bater em nádegas assumidamente comilonas e OPORTUNISTICAMENTE amparadas por ursinhos que, carinhosamente, correm para atochar o bom e velho pote de ouro ROUBADO do fim do arco-íris em territórios inalcançáveis ATÉ para o PR”.
THAT’S ALL, FOLKS! Voltamos a qualquer momento com novas informações. NOTÍCIAS DO HOSPÍCIO nunca desliga. •
Jornalista, indicado ao Emmy Internacional com a série O Infiltrado. Autor dos livros O Atleticano Vai ao Paraíso e Bandido Raça Pura.
Publicado na edição n° 1379 de CartaCapital, em 17 de setembro de 2025.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Meu tio embaixador’
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes mostra vídeo de Bolsonaro ameaçando o STF para rebater Fux
Por Wendal Carmo
Embaixada dos EUA no Brasil endossa vídeo sobre uso de poder militar para garantir ‘liberdade de expressão’
Por CartaCapital