CartaCapital

Datafolha: Lula é considerado melhor presidente da história por 37%; Bolsonaro é o pior para 31%

Petista lidera o ranking da pesquisa feita com citações espontâneas, sem apresentação prévia de nomes dos candidatos

Foto: Ricardo Stuckert e EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

Às vésperas da posse presidencial, a nova pesquisa divulgada pelo Datafolha apontou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que governou o país de 2003 a 2010, é considerado o melhor governante da história do país para 37% dos entrevistados. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que deixa oficialmente o cargo no próximo domingo, foi apontado como o pior para 31% das pessoas ouvidas pelo instituto.

Conforme o levantamento, feito entre os dias 19 e 20 de dezembro, Bolsonaro recebe o título de “melhor presidente da história” por 23% das pessoas ouvidas. Em terceiro lugar, está a sucessora de Lula, Dilma Rousseff (PT), que governou o Brasil de 2011 a 2016, quando sofreu o impeachment. A única presidente mulher que o país já teve foi citada por 13% dos eleitores.

Na sequência, aparece Fernando Collor de Mello (PRN), com 12% de preferência. Assim como Dilma, ele também passou pelo processo de impeachment. Michel Temer (MDB), que assumiu o governo após a saída da petista em 2016, ficou no cargo até 2018 e foi a escolha de 3% da população. Ele empata com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que governou entre 1995 e 2002.

Em um último lugar, está o maranhense José Sarney (MDB), com 2%. Ele esteve à frente do primeiro governo civil do Brasil após o fim da ditadura militar, entre 1985 e 1990.

Para realizar o estudo, o Datafolha colheu citações espontâneas de 2.026 entrevistados, isto é, sem a apresentação de uma lista prévia de ex-presidentes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo