CartaCapital

assine e leia

CPI das Pirâmides/ Alvos ilustres

Relatório final pede indiciamento de Ronaldinho Gaúcho e Faraó dos Bitcoins

CPI das Pirâmides/ Alvos ilustres
CPI das Pirâmides/ Alvos ilustres
O atleta diz que seu nome foi usado de forma indevida por empresa – Imagem: Lula Marques/ABR
Apoie Siga-nos no

ACPI das Pirâmides Financeiras aprovou por unanimidade, na segunda-feira 9, o relatório do deputado Ricardo Silva, do PSD paulista, que pede o indiciamento do ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, de oito operadores da 123 Milhas, do empresário Glaidson Acácio, conhecido como o “Faraó dos Bitcoins”, e de outros 35 investigados.

Ouvido pela comissão, Ronaldinho é acusado pelo relator de praticar estelionato e lavagem de bens e capitais, entre outros crimes. O ex-craque da Seleção Brasileira foi chamado por sua ligação com a 18K Ronaldinho, que prometia vultosos retornos financeiros, de até 400% ao ano, com aplicações em criptomoedas. Durante o depoimento à CPI, o atleta negou ser sócio da  empresa e disse que seu nome foi usado de forma indevida.

Já o Faraó dos Bitcoins é acusado de estelionato, lavagem de bens e capitais e delito de gestão fraudulenta. O empresário é apontado pelo Ministério Público do Rio como chefe de uma “tropa armada” para monitorar e até matar concorrentes no mercado das criptomoedas. O relatório também recomendou ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o fim do prazo para expirar milhas de companhias aéreas. Outra sugestão é a criação de uma lei com novas regras para os programas de milhagens.

Chaga aberta

No terceiro trimestre deste ano, a Bahia registrou 195 mortes decorrentes de intervenção policial, revelam dados do Instituto Fogo Cruzado. O número represen-ta aumento de quase 80% dessas ocorrências, na comparação com o mesmo período de 2022, quando 109 suspeitos morreram em ações da polícia baiana. A Bahia detém, hoje, a maior letalidade policial do Brasil. Ao todos, as forças de segu-rança foram responsáveis por 1.464 homicídios no ano passado, ultrapassando o Rio de Janeiro, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Memória/ Pelo pão nosso de cada dia

Dom Mauro Morelli destacou-se na luta contra a fome no Brasil

Francisco reconheceu os esforços de Morelli em prol dos mais pobres – Imagem: Arquivo/ Vatican News

O bispo emérito de Duque de Caxias, Dom Mauro Morelli, faleceu na segunda-feira 9, aos 88 anos. O religioso estava internado em um hospital de Belo Horizonte para tratar complicações de uma pneumonia.

Dom Mauro foi ordenado sacerdote em 1965 e nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 1974 pelo papa Paulo VI. O pároco foi um grande expoente na luta contra a desnutrição no Brasil. Ele participou da criação da Ação da Cidadania Contra a Fome, em parceria com Herbert de Souza, o Betinho, auxiliou no planejamento do programa Fome Zero, no primeiro mandato de Lula, e foi integrante do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Exerceu, ainda, o bispado em Duque de Caxias de 1981 a 2005, quando renunciou ao ministério.

“Soube, com grande tristeza, do falecimento desse grande amigo que lutava por um Brasil mais justo e solidário. Meus sentimentos aos irmãos de fé de Dom Mauro Morelli neste momento de tristeza e despedida”, escreveu o presidente Lula nas redes sociais. “Tive o privilégio de trabalhar com Dom Mauro no Programa de Segurança Alimentar e Nutricional desenvolvido pela Itaipu Binacional e coordenado por mim. Nesse período, pude observar de perto seu compromisso incansável pelos direitos humanos e a alimentação”, acrescentou a socióloga e primeira-dama, Janja Silva.

Unicef/ Déficit de aprendizado

Analfabetismo de crianças de 7 a 9 anos dobra no Brasil após pandemia

O Brasil foi o quarto país a manter as escolas fechadas por mais tempo – Imagem: Fundhas/PMSJC

A proporção de crianças de 7 anos que não sabem ler ou escrever passou de 20%, em 2022, para 40% no ano passado. Nesse mesmo período, marcado pela suspensão das atividades escolares por conta da pandemia de Covid-19, o porcentual de alunos de 8 anos não alfabetizados passou de 8,5% para 20,8%. Na faixa dos 9 anos, a taxa cresceu de 4,4% para 9,5%. Os dados constam em um recente estudo sobre pobreza multidimensional do Unicef, o braço das Nações Unidas para a infância e adolescência, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE.

Apesar do retrocesso no campo educacional, houve uma tímida melhora na taxa de pobreza multidimensional, que também considera a renda familiar e o acesso a moradia digna, água tratada e saneamento básico. Ela foi reduzida de 62,9%, em 2019, para 60,3%, em 2022, segundo o Unicef. O revés nos indicadores de alfabetização é atribuído, sobretudo, à demora para retomar as aulas após o período mais agudo da pandemia. O Brasil foi o quarto país do mundo a manter as escolas fechadas por mais tempo – em média, um ano e meio –, segundo um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, a OCDE.

Amadorismo oneroso

A prefeitura de São Paulo gastou 400 reais por unidade com uma armadilha contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, que tem uma versão similar desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz ao custo de apenas 10 reais. A gestão de Ricardo Nunes celebrou um contrato de 19 milhões de reais, em março deste ano, para uma revendedora da empresa holandesa In2care fornecer os equipamentos. Já o modelo criado pela Fiocruz não é protegido por patente e pode ser adquirido por meio de parcerias com o Ministério da Saúde. Ao jornal Folha de S.Paulo, o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, disse desconhecer as armadilhas desenvolvidas pelo laboratório público. “Vou me informar, porque, se tem, vamos optar pelo nacional. Não tinha conhecimento.”

Clima/ Dilúvios recorrentes

Santa Catarina tem 135 cidades atingidas por fortes chuvas

Com as mudanças climáticas, a cena tornou-se corriqueira – Imagem: Arquivo/ Vatican News

Após a devastação causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, 135 municípios catarinenses – 46% do total – acumulam prejuízos causados pelos fortes temporais que atingem o estado. Destes, 82 decretaram situação de emergência. Segundo o governo estadual, ­duas pessoas morreram por conta das inundações que castigaram as cidades de Rio do Oeste e Palmeira. Devido ao risco de enchente no Rio Itajaí-Açu, com nível bem acima do normal, a prefeitura de Blumenau decidiu suspender preventivamente a Oktoberfest entre 6 e 10 de outubro. O evento, que terminaria em 22 de outubro, será estendido até o dia 29.

O alerta antecipado das fortes chuvas e os esforços para reduzir seus impactos foram decisivos para evitar a repetição da tragédia vista no estado vizinho, avalia o governador de Santa Catarina, Jorge Mello. “Foi um trabalho grandioso dos bombeiros, da polícia, da ­Defesa Civil, de todas as forças de segurança para ajudar a ­socorrer essas ­pessoas. Agora é acolher essas famílias em ­casas de parentes e abrigos. ­Depois que as águas baixarem, vamos arregaçar as mangas para recuperar pontes e ­espaços públicos.”

EUA/ Disputa embaralhada

Robert Kennedy Jr. anuncia candidatura independente à Presidência

O sobrinho do ex-presidente JFK abandonou o Partido Democrata – Imagem:Jessica Kourkounis/Getty Images/AFP

Robert Kennedy Junior, sobrinho do ex-presidente norte-americano John Fitzgerald ­Kennedy, anunciou, na segunda-feira 9, que deixou o Partido Democrata para se lançar como candidato independente às eleições presidenciais de 2024. Advogado especializado em temas ambientais, ele chegou a desafiar Joe Biden nas primárias de sua antiga legenda, mas desistiu da disputa. Agora, busca se firmar como representante daqueles que estão cansados da polarização que domina a sociedade americana.

Os analistas estão divididos em relação aos impactos da candidatura na corrida presidencial. Se, por um lado, Kennedy Jr. pode atrair eleitores democratas insatisfeitos com Biden, por outro, também pode retirar votos de Trump, pois é um ativista antivacinas e se apresenta como um outsider mais autêntico no pleito de 2024. “Venho aqui hoje para declarar nossa independência da tirania da corrupção”, disse a apoiadores na Filadélfia.

Robert Kennedy Junior é filho de Robert F. Kennedy, que foi procurador-geral dos EUA de 1961 até 1964, com atuação destacada no combate à máfia, e elegeu-se senador por Nova York em 1965. Secretário de Justiça no governo do irmão, ele disputava a indicação do Partido Democrata para concorrer à Presidência, quando foi assassinado pelo imigrante jordaniano Sirhan Sirhan em 1968, cinco anos após a morte de JFK.

Vale do Silício brasileiro

A montadora chinesa BYD assumiu, na segunda-feira 9, o parque industrial da Ford em Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, para iniciar a produção de veículos elétricos no Brasil. O investimento é de 3 bilhões de reais e as primeiras unidades devem ser lançadas no mercado no fim de 2024. O complexo industrial foi adquirido pelo governo baiano por 220 milhões de reais e será repassado para a BYD por meio de uma concessão, informaram os secretários Afonso Florence, da Casa Civil, e Angelo Almeida, do Desenvolvimento Econômico. Com os incentivos do Poder Público, Wang Chuanf, fundador e CEO da BYD, promete instalar também um centro de pesquisas. “Queremos fazer deste lugar um Vale do Silício.”

Afeganistão/ Pesadelo sem-fim

Devastador terremoto mata mais de 2 mil afegãos

Finda a guerra, o país padece com a miséria e catástrofes naturais – Imagem: Mohsen Karimi/AFP

Um terremoto devastador matou ao menos 2 mil afegãos na região oeste do país, informou um porta-voz do governo ­Taleban. O cismo de magnitude 6,3 na escala Richter foi seguido de fortes tremores secundários no sábado 7, com magnitudes de 5,5 a 6,3, além de outros abalos menores. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o epicentro do terremoto situou-se cerca de 40 quilômetros a noroeste da cidade de Herat.

“Além dos 2 mil mortos, há ao menos 1,2 mil feridos e 1,3 mil casas destruídas”, afirmou Abdul Wahid Rayan, porta-voz do Ministério da Informação e da Cultura. Pelo menos doze equipes foram mobilizadas para ajudar nos esforços de salvamento, incluindo as Forças Armadas e organizações sem fins lucrativos, como o Crescente Vermelho. Mas, nas redes sociais, multiplicaram-se vídeos mostrando civis tentando remover os escombros com as próprias mãos, em busca de sobreviventes.

Publicado na edição n° 1265 de CartaCapital, em 18 de outubro de 2023.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘A Semana’

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo