CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

O que disseram os leitores sobre a edição n° 1287 de CartaCapital

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

República das togas
O título do artigo encaixa tão bem quanto uma mão entrelaçada a outra. De fato, existem duas repúblicas: a dos togados e políticos, um verdadeiro paraíso, e aquela da grande maioria do povo brasileiro, que não tem mais folga nem aos fins de semana, haja vista a mobilização, no Congresso, para sustar a portaria federal que restringia trabalho aos sábados e domingos.
José Carlos Gama

Além do alto custo e da autorregulação, o Judiciário brasileiro tornou-se um dos poderes mais fortes da República, mesmo sem o respaldo do voto popular. Os integrantes das Cortes superiores ainda são aprovados pelo Senado, mas os juízes da primeira instância ocupam seus cargos por concurso público, sem o aval daqueles que lhes pagam o altíssimo salário. O poder não deveria emanar do povo, como reza a Constituição?
Adilson Gonçalves

Limites constitucionais
O líder populista e ultradireitista Javier Milei vai ter, de fato, problemas com suas promessas de campanha bizarras. Por aqui, Bolsonaro quase conseguiu o seu intento de esgarçar a democracia. Graças à resistência do STF, os ovos da serpente foram quebrados e a democracia restaurada, com a eleição de Lula. Na Argentina, Milei começa a notar que não tem força no Congresso e tampouco no Judiciário. Seu projeto de poder neofascista não vai vingar.
Paulo Sérgio Cordeiro

Cannabis é doping?
Enquanto isso, o SUS custeia o tratamento de doenças graves causadas pelo cigarro e pela bebida alcoólica. Como não pensar que as restrições aos canabinoides se baseiam apenas em religião e moralidade?
César Augusto Hulsendeger

Devastação verde-oliva
O Complexo do Curado comporta muito bem essa escola, sem precisar desmatar uma área de preservação. São 300 mil árvores, existem opções.
Martins Nitram

Daqui a algum tempo, o Exército terá de mudar a cor do uniforme, da camuflagem de selva para a camuflagem de deserto.
Marcelo de Queiroz

Gelo ao sol
O PSDB ficou desgastado por participar de um vergonhoso golpe, após perder a eleição em 2014.
Fátima Gonçalves

O governador Eduardo Leite é ­figura rasa, com políticas de saúde pífias. Defende a modernização do Estado, mas só sabe privatizar empresas públicas e retirar direitos dos servidores. Vem sistematicamente negando o direito de conversão de tempo especial em comum até mesmo dos trabalhadores que atuam na linha de frente do tratamento de pacientes com tuberculose no Rio Grande do Sul.
Danaide

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s