CartaCapital
Cartas Capitais
Dos dois lados do balcão Roberto Campos Neto precisa urgentemente ser retirado do cargo ou, no mínimo, ter confiscadas suas aplicações em títulos públicos. Não bastasse o estrago deixado por Paulo Guedes, esse nomeado por Bolsonaro ainda boicota o crescimento do Brasil com uma das […]


Dos dois lados do balcão
Roberto Campos Neto precisa urgentemente ser retirado do cargo ou, no mínimo, ter confiscadas suas aplicações em títulos públicos. Não bastasse o estrago deixado por Paulo Guedes, esse nomeado por Bolsonaro ainda boicota o crescimento do Brasil com uma das maiores taxas de juro do mundo.
Amarildo de Rocco
A guerra insana
A situação em Gaza assemelha-se à de Varsóvia pós-1939. Os motivos podem ser diferentes, mas as intenções são as mesmas. O governo israelense talvez sinta saudades dos métodos do Irgun nos albores do nascimento de Israel.
César Augusto Hulsendeger
Salgar a terra
Desde a implantação de um Estado judeu na Palestina por meio de ameaças e atos terroristas praticados por grupos paramilitares sionistas, Israel nunca escondeu sua intenção de fazer uma limpeza étnica completa dos árabes palestinos para ocupar todo o território, em desrespeito à Resolução 181 da ONU, de 1947, a prever a existência de dois Estados na região. Enquanto o governo israelense insistir no uso desproporcional da força militar e continuar a assassinar civis palestinos em massa, nunca haverá paz.
Marcos Abrão
Morde e assopra
Espero mesmo que o afago aos militares resulte em ações efetivas de defesa do ciberespaço e das fronteiras, especialmente no combate ao tráfico de drogas e armas. É o mínimo já que não fomos nem seremos recompensados pelas despesas com uísque, picanha, Viagra e quem sabe o que mais.
Ana Lúcia Borghese
Estrada da perdição
Mesmo com toda a catástrofe provocada pela seca prolongada, o agronegócio não deixa de querer destruir ainda mais a Amazônia. São verdadeiros gafanhotos das pragas do Egito.
Clóvis Deitos
Lamaçal sem-fim
Os ministros do STF autorizam os bancos a tomarem as casas dos cidadãos endividados, mas nada fazem e nada farão contra essa barbárie instituída pela Vale. Triste povo cuja justiça é cega para uns e parceira de outros.
Alberto Eduardo Rego
República das togas
Mesmo entendendo as circunstâncias do presidencialismo de coalizão, também entendo que o Supremo Tribunal Federal deve ser formado por pessoas da confiança do presidente e com a mesma orientação política. Acho que Lula tem duas boas opções no próprio governo: tanto o ministro Flávio Dino quanto o ministro Silvio Almeida seriam excelentes nomes para o STF.
Victor Macedo Pessoa
Cidade sitiada
Cheiro podre, igual ao sentido por Hamlet no Reino da Dinamarca, exala da aliança entre milícias e políticos no Rio de Janeiro. Desde 2019, esse pacto se espalha pelo País graças à corrupção, ao acesso facilitado a armas e às fronteiras abertas para o narcotráfico. A inteligência da PF sabe, há décadas, que o Mito vigarista, desde vereador, usa milicianos como cabos eleitorais.
João Bosco
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
