CartaCapital
Cartas Capitais
Em busca do antigo vigor De fato, caro Mino, o presidente Lula precisa desvencilhar-se das amarras dos parlamentares reacionários e do coronel deputado Arthur Lira. Deve fazer o que tem de ser feito, as reformas necessárias para tirar o País do atraso, imitando um certo “caudilho” […]

Em busca do antigo vigor
De fato, caro Mino, o presidente Lula precisa desvencilhar-se das amarras dos parlamentares reacionários e do coronel deputado Arthur Lira. Deve fazer o que tem de ser feito, as reformas necessárias para tirar o País do atraso, imitando um certo “caudilho” do passado, Getúlio Vargas, que industrializou o Brasil e o emancipou a contragosto das elites do café com leite. Agora, o Brasil vive de acordo com os modismos dos reis da soja e do agro pop da Globo, que não resolvem os problemas da imensa desigualdade social, da fome, da falta de moradia. O que vai fazer o País voltar a crescer e se desenvolver é a sua reindustrialização, a agricultura familiar para alimentar o povo e a taxação sobre os mais ricos via reforma tributária. O resto é perfumaria e conformismo com este PIB ridículo, sem falar dos juros estratosféricos que o presidente do Banco Central nos impinge.
Paulo Sérgio C. Santos
Seis por meia dúzia
Enquanto o mundo dá passos largos com a descriminalização da Cannabis e a pesquisa científica psíquica com os enteógenos, nosso país persiste na mesma ladainha medieval do conservadorismo.
Luiz Vanhoven
Isso precisa mudar. A guerra às drogas é uma falácia. Pegam os usuários e os pequenos traficantes, mas nunca chegam aos proprietários dos aviões repletos de cocaína e maconha. Então a quem interessa a proibição? Quem lucra com ela?
Emanuela Yglesias
Abjeta retaliação
Estão acusando o juiz Eduardo Appio com o mesmo modus operandi que costumavam utilizar na Lava Jato. O objetivo é fazer a operação voltar para as mãos da juíza Gabriela Hardt, amiga de Moro. Lawfare puro.
Johnson Nogueira
Eclipse Bolivariano
Nicolás Maduro enviou oxigênio para abastecer os hospitais de Manaus no auge da crise do Coronavírus. Só isso já bastaria para ser recepcionado com tapete vermelho. Além disso, encontrava-se segregado das nossas relações comerciais. Sua visita representa a volta de um parceiro comercial.
Lilian Assunção
A Venezuela tem muito mais a nos oferecer do que outros países do continente, sem mencionar um bando de presidentes de quinta-coluna.
Luiz Henrique Zaidan
Metas fiscais? E as sociais?
Bons indicadores e boas metas para todas as áreas sob responsabilidade do Estado, juntamente com administradores de elevado nível ético-profissional, são os elementos essenciais para que os governos deem certo. Isto é básico para preservar a democracia e fazer o Estado entregar resultados compatíveis com seu custo e potencial.
Manoel Albuquerque
Publicado na edição n° 1263 de CartaCapital, em 14 de junho de 2023.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Cartas Capitais’
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



