CartaCapital
Cartas Capitais
Leitores comentam o que foi destaque na edição anterior


LULA ENFRENTA A DURA REALIDADE
O carisma de Lula é muito forte e sua liderança, incontestável. Maior que a de muitos presidentes que o antecederam e passaram pela nossa história. Lula aprendeu com seus próprios erros, com seu sofrimento e sua experiência de vida. Mas o incrível é que ele não cometeu nenhum deslize em sua vida pública, mas foi preso e duramente punido, e até hoje, por uma mídia cínica e hipócrita, que não dá a devida atenção aos crimes de Bolsonaro e, principalmente da dupla da Lava Jato de Curitiba, Moro e Dallagnol. Parte do judiciário e do Ministério Público dá uma de avestruz nos crimes de Jair Bolsonaro. Assim não dá. Se essas instituições continuarem a compactuar com os criminosos, elas, certamente, serão responsáveis pela cristalização da miséria do País, despolitização de parte da sociedade brasileira ao avalizar os crimes de gente que já deveria ter sido julgada e presa. Caro Mino, solidarizo-me com sua indignação e confesso que todo brasileiro ou não brasileiro que se preze deveria estar dando total apoio ao presidente Lula.
Paulo Sérgio Cordeiro
(Enviado via carta)
CHANCE ÚNICA
Acho impossível desbolsonarizar a política, porque estamos lidando com um modelo nazifascista. Criminalizar essa corrente ideológica também acho difícil de acontecer, porque o sentimento fascista pertence a quase toda a “elite” brasileira.
Dylan Phalmer
(Enviado via Instagram)
CRESCER OU CRESCER
Lula pegou o Brasil, em 2002, totalmente desacreditado e entregou um país melhor, pavimentado pelo desenvolvimento e mais humano. Ele sabe o caminho das pedras, não é marinheiro de primeira viagem.
Rosi Judd
(Enviado via Instagram)
Com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, a serviço de Jair Bolsonaro, mantendo as elevadas taxas de juro, duvido que Lula consiga fazer grandes mudanças na economia.
Marcelo Laginestra
(Enviado via Instagram)
A economia melhora se o BC permitir. Os juros altos não dependem de Lula, e são um grande decisor para o governo dar certo ou não.
Marucia Hartmann
(Enviado via Instagram)
Lula não está sozinho no governo, seu sucesso ou fracasso depende de todos que estão lá para trabalhar pelo Brasil.
Sueli Silva
(Enviado via Instagram)
DE VERDE E AMARELO
O CFM luta é por reserva de mercado, e até entendo tal ponto de vista. A OAB também age assim em relação ao Exame de Ordem, mas deve prevalecer o interesse coletivo de tratar da saúde da população, enquanto dever constitucionalmente imposto ao Estado.
Sérgio Luís Lolata
(Enviado via Carta)
HERANÇA MALDITA
A Lava Jato sempre atuou no propósito de favorecer o baronato brasileiro, que nunca se conformou em perder a mão de obra escrava. Mas até então não nos surpreende, pois o problema maior foi terem aparecido a serviço do baronato tantos capitães do mato, pobres, negros e desfavorecidos bolsominions convictos em suas ações.
José Valdir
(Enviado via Instagram)
Moro e Dallagnol precisam ser julgados. Do contrário, em breve, qualquer juizinho pode tramar novamente contra a democracia do País.
Júnior Lara
(Enviado via Instagram)
Publicado na edição n° 1255 de CartaCapital, em 19 de abril de 2023.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Cartas Capitais’
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
