CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

Leitores comentam o que foi destaque na edição anterior

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

DE AVÔ PARA NETO

É a velha tática da elite, de amarrar o Estado aos seus interesses. Aquele jantar de Michel Temer com bilionários foi emblemático. Unidos em torno de seus objetivos, eles investem na grande mídia para que ela difame os poucos líderes capazes de unir o povo, além de demonizar os movimentos sociais. Assim podem continuar tranquilamente seus projetos de poder.
Wellington Romite
(Enviado via Instagram)

É preciso impor limites ao Banco Central, sim. Sabe-se bem a favor de quem ele toma suas decisões. A Presidência da República precisa e tem de tomar as rédeas da situação, e não o tratar como “órgão independente”.
Paulo Vanna
(Enviado via Facebook)

A mídia corporativa é uma máquina de propaganda dos financistas e rentistas, que sangram o orçamento do País pelos altos juros da dívida pública. Esses veículos de comunicação são regiamente pagos por meio de propagandas anunciadas entre BBBs, novelas, “análises políticas”, futebol etc. Anestesiada pelo veneno midiático, a maior parte da sociedade não consegue entender as implicações de um Banco Central “independente”, minando qualquer política pública decente. Só o conhecimento libertará.
Carlos Alberto Suffredini
(Enviado via carta)

SEM RODEIOS

É mesmo sem rodeios que o golpe de 2016 no Brasil deve ser chamado pelo nome. Para quem ainda tem alguma dúvida, é só lembrar que as medidas adotadas por Michel Temer não saíram vitoriosas das urnas que o consagraram vice-presidente. Ao contrário. Em muitos pontos, sua antissocial “ponte para o futuro” atendia ao programa da direita neoliberal derrotado democraticamente quatro vezes consecutivas.
Valter Luiz de Macedo
(Enviado via carta)

VIDA OU MORTE

Não me soa correto quem ganha 40 mil reais pagar 27,5% de IR e quem ganha 7 mil, o mesmo porcentual. Isenção para 1,9 mil reais é pouco. Que seja para trabalhadores que recebem até 5 mil reais. Tais mudanças são urgentes.
Cris Polese
(Enviado via Instagram)

TRANSIÇÃO INTERROMPIDA

Está longe da minha realidade, mas tento imaginar a busca pela identidade de pessoas que nascem em corpos adversos à sua essência. Doloroso. Pior ainda é ter de enfrentar tantas barreiras nesse caminho.
Márcia Malosso
(Enviado via Instagram)

É preciso lembrar que esses hormônios não faltam apenas à comunidade trans. Muitos tratamentos, como a reposição hormonal para mulheres cisgênero em menopausa, também estão paralisados pela escassez.
Deise Guerra
(Enviado via Instagram)

DUELO AO SOL

Lula quer governar para o povo, enquanto o presidente do Banco Central está ali para defender os interesses do mercado financeiro. O líder petista tem razão ao ficar irritado, pois os juros altos minam o crescimento da economia.
José Carlos Gama
(Enviado via carta)

GENOCÍDIO BANHADO A OURO

Os bens de todos os criminosos envolvidos devem ser usados para restaurar a paz na Terra Indígena ­Yanomâmi. Se Bolsonaro e seus asseclas não forem rigorosamente punidos, a injustiça continuará reinando no Brasil.
Adalmir Sandro da Luz
(Enviado via carta)

PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1247 DE CARTACAPITAL, EM 22 DE FEVEREIRO DE 2023.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Cartas Capitais”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s