CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

Leitores de CartaCapital comentam o que foi destaque na edição anterior

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

GRITO DO IPIRANGA

Mino Carta foi certeiro na interpretação do verdadeiro “Grito do Ipiranga”, ao resgatar a origem escravocrata de tudo o que passamos, com as duas tônicas do verbo, passado e constante presente. Foi icônica a citação de Lima Barreto, a lembrar ainda, em seu Diário Íntimo, que “a capacidade mental dos negros é discutida a priori e a dos brancos, a posteriori”. Assim, “transdependência” seria o melhor termo para designar a substituição de senhores que vimos ao longo da história e persiste, como revelam as demais páginas de CartaCapital, principiada pela capa que sumariza a teoplutocracia a sustentar o ogro com faixa presidencial.
Adilson Roberto Gonçalves
(Enviado via carta)

O SONHO DO GOLPE

Esses “empresários” me trazem à memória a célebre frase do pensador inglês Samuel Johnson: “O patriotismo é o último refúgio dos canalhas”.
Orlando F. Filho
(Enviado via carta)

O BUFÃO BICENTENÁRIO

O desespero de Bolsonaro com a derrota é visível, mas a onda de violência e crimes eleitorais escapam do controle das autoridades. Ele conta com seus fiéis para repetir o feito de Trump no Capitólio por aqui. O dinheiro público investido para ludibriar os eleitores é recorde e as patéticas festividades do bicentenário da Independência, convertidas em campanha político-partidária, foram escandalosas.
Paulo Sérgio Cordeiro
(Enviado via carta)

DIANTEIRA CONFORTÁVEL

Bolsonaro vai perder porque foi incompetente até com seus apoiadores. Evangélicos e “pobres de direita” também passam fome, não têm trabalho e, em alguns casos, nem sequer têm onde morar. O capitão estagnou e murcha.
Paulo Aguiar
(Enviado via Facebook)

Basta Lula aparecer à frente nas pesquisas que o preço da gasolina baixa, correm atrás de auxílio, vale-gás e outros cala-bocas que durarão até dezembro. Não se iludam.
Sônia Maria
(Enviado via Facebook)

O CANTO DA SEREIA

A bomba orçamentária só aumenta. O governo federal terá de bancar a redução do ICMS dos estados, o que retira verba de outras áreas prioritárias. Já começou pela redução de quase 60% do orçamento da Farmácia Popular. Portadores de doenças crônicas serão diretamente afetados.
Andrea Ahmada
(Enviado via Facebook)

Bolsonaro acabou com a política de aumento real do salário mínimo e tenta diariamente acabar com os direitos trabalhistas. Qual a surpresa?
Helbert Alves
(Enviado via Facebook)

JUNTAS PODEMOS DERROTÁ-LO

Mesmo com meus 74 anos, vou votar com orgulho. Esther Solano está certa, unidas venceremos o monstro.
Inez Silva
(Enviado via Facebook)

A FLECHA CORTOU A ESCURIDÃO

Elogios a CartaCapital são devidos pela persistência e resistência no mar da mediocridade midiática desta Pindorama. Quero ressaltar, desta vez, o artigo de Sidarta Ribeiro na edição 1222. Excepcional.
Aníbal Rodrigues
(Enviado via carta)

PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1226 DE CARTACAPITAL, EM 21 DE SETEMBRO DE 2022.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Cartas Capitais”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo