CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

Leitores comentam o que foi destaque na edição anterior

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

PENSADORA, NEGRA E POP

É representativo que Djamila ­Ribeiro estampe a capa de ­CartaCapital quando a Lei de Cotas completa dez anos. O marco legal foi o mínimo que se poderia fazer para iniciar o processo de justiça social após séculos de escravidão. É fácil a lei ser criticada por quem não sente na pele o preconceito e a opressão pelas barreiras raciais impostas. O ingresso de ­Djamila na Academia Paulista de Letras, que já abrigou a pioneira Ruth Guimarães, ­constitui um importante marco.
Adilson Roberto
(Enviado via carta)

Entrevista maravilhosa. Liberdade, respeito, empoderamento, literatura e espiritualidade, tudo misturado. Djamila Ribeiro cria luz.
Lucimar Cruz
(Enviado via Facebook)

Necessário valorizar as nossas raízes. Estamos no caminho para valorizar aqueles que deram suas vidas por nós, toda honra aos nossos ancestrais.
Orleide Volttarelli
(Enviado via Facebook)

BOLSONARO ONDE SEMPRE ESTEVE

Lula é um líder nato. Falem bem ou falem mal, o fato é que ele tem ­excelente oratória e raciocínio lógico. Não há nem como comparar a Bolsonaro.
Adga Monteschio
(Enviado via Facebook)

A DITADURA DO DINHEIRO

Na Alemanha nazista, empresários não hesitaram em financiar o ­führer na sanha de combater o comunismo. ­Agora, no Brasil, vemos esses ­figurões alinhados com Bolsonaro e dispostos a ­financiar o capitão contra a democracia e as instituições.
Paulo Sérgio Cordeiro
(Enviado via carta)

A VANGUARDA DO ATRASO

As políticas públicas de favorecimento aos grandes empresários representam o massacre do povo brasileiro.
Heleno Arruda
(Enviado via Facebook)

As pessoas ainda desdenham e não se importam com um ­assunto tão sério. É uma alienação sem paralelo, muitos se esquecem que ­também são trabalhadores.
Fayra Batista
(Enviado via Facebook)

O governo prometeu, em campanha, isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais, mas não cumpriu. Empresas continuam ­sendo beneficiadas, enquanto ­0aposentados ainda pagam impostos.
Eva Buscher
(Enviado via Facebook)

Mais que a vanguarda do atraso, esses empresários são maléficos à ordem social. Cidadãos sem qualquer valia, que somam aos seus patrimônios as benesses do Estado.
Lucimar Cruz
(Enviado via Facebook)

É PRECISO FALAR COM OS EVANGÉLICOS

Bolsonaro aposta na ignorância. Não investe em educação pois quer um povo manipulado por migalhas e fé. Estratégia utilizada há milênios.
Valter Jorge
(Enviado via Facebook)

OUTRA TRAGÉDIA ANUNCIADA

Quantos morreram sem a vacina contra a Covid-19? Chegou tarde. Infelizmente, a história parece repetir-se.
Elaine Machado
(Enviado via Facebook)

ERRATA

Na reportagem “A vanguarda do atraso”, publicada na edição 1223, onde se lê ­“setor têxtil”, leia-se “setor de confecções”.

PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1224 DE CARTACAPITAL, EM 7 DE SETEMBRO DE 2022.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Cartas Capitais”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo