CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

Bola de neve As big techs operam segundo um modelo de “tecnofeudalismo”, ­descrito pelo economista grego Yanis Varoufakis: os usuários tornam-se vassalos dessas plataformas, com extração de renda e concentração de poder nas mãos de poucas empresas. Quando o Supremo Tribunal Federal, por meio do […]

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

Bola de neve
As big techs operam segundo um modelo de “tecnofeudalismo”, ­descrito pelo economista grego Yanis Varoufakis: os usuários tornam-se vassalos dessas plataformas, com extração de renda e concentração de poder nas mãos de poucas empresas. Quando o Supremo Tribunal Federal, por meio do ministro Alexandre de Moraes, sugeriu regulamentá-las, enfrentou uma avalanche de críticas, sobretudo da extrema-direita. Sem uma reação dos Estados Nacionais, essas corporações tecnológicas podem aprofundar desigualdades e ameaçar a soberania dos países.
Paulo Sérgio Cordeiro Santos

Democracia refém
Por muito menos Lula perdeu a eleição para Fernando Collor em 1989 – bastou semear algumas mentiras semanas antes do pleito. Agora, por incompetência ou conveniência, a Inteligência Artificial não foi regulamentada. Todos os esforços do governo podem virar pó em meio à profusão de deepfakes nas redes. Quem perde com isso? O povo e a demo­cracia, por longos quatro anos.
José Carlos Gama

Esqueletos da Guanabara
Esses barcos não tinham donos? Quem os abandonou também deve ser responsabilizado. Espero que governos, Marinha e organizações civis formem uma força-tarefa e consigam remover esse material inútil de lá!
Calvin Trezzi

A Marinha não fiscaliza nem a bagunça dos jet skis que circulam próximos aos banhistas, quanto mais investigar propriedades abandonadas no mar…
Lu Khoury

A Marinha não faz nada, e os ­governos também não. Aparentemente, despoluir a Baía de Guanabara não dá votos.
Leila Rosimere

A receita da impunidade
O filme 7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto, é um retrato disso. ­Trata-se de uma obra crua, indigesta e, infelizmente, mais real do que gostaríamos. O final ilustra perfeitamente como caminha a escravidão nos tempos modernos.
Suelen Mara

DNA subalterno
O Brasil tornou-se um exportador de bens sem beneficiamento porque os sucessivos governos criaram enormes obstáculos à industrialização, com tributação elevada, restrições ambientais, alto custo do trabalho, falta de infraestrutura e insegurança jurídica. Assim, exportamos apenas minerais e commodities agrícolas.
Lauro Celidônio

Imperador impopular
Donald Trump precisa ser detido e julgado por suas ações imediatamente. O mundo não tolerará um novo Hitler­, uma nova Gestapo, um novo Reich…
Manuela Modesto Dantas

Mete o atestado
Acusado de importunação sexual, um ministro do STJ será afastado por 90 dias, mas com o salário em dia. Que bela “punição”!
Célia Alcântara C. Lima

Resumo da ópera: aposentadoria à vista para o infrator.
Francisco César

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo