CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

Luta de classes É imperativo eliminar a escala 6×1. Os trabalhadores precisam de tempo não apenas para descansar, mas também para se atualizar e acompanhar as mudanças do próprio ­trabalho. Como fazer isso se cada segundo do dia já está comprometido com o desempenho de […]

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

Luta de classes
É imperativo eliminar a escala 6×1. Os trabalhadores precisam de tempo não apenas para descansar, mas também para se atualizar e acompanhar as mudanças do próprio ­trabalho. Como fazer isso se cada segundo do dia já está comprometido com o desempenho de uma única atividade?
Demétrio Melo

Se o empregador não é capaz de oferecer dignidade ao trabalhador, talvez deva fechar a empresa e voltar a trabalhar. Simples assim.
João Melo

De que adianta aprovar o fim da escala 6×1 se o Supremo Tribunal Federal libera indiscriminadamente a pejotização?
Alexandre Carducci

Sem procrastinação
A Justiça demora muito. Os generais golpistas nunca mais deveriam receber um centavo dos cofres do Estado Democrático que tentaram destruir.
Well Panan Batalha

Os militares golpistas já deveriam ter perdido suas patentes no momento em que foram condenados pelo Supremo e encarcerados.
Ana Paula Sousa Guimarães

Desfecho conveniente
Santa Catarina é dominada pela direita mais preconceituosa. Quando um filhote dessa turma é condenado por matar um cachorro de rua, a culpa passa a ser da esquerda? E ainda usam o caso para justificar uma aberração como a redução da maioridade penal? Vivem em que universo?
César Augusto Hulsendeger

Fim dos penduricalhos
Atingir os servidores da alta casta: eis a reforma administrativa necessária. Os arremedos propostos pelo Centrão e pela direita mantêm as ­benesses de 1% dos concursados, enquanto precarizam as condições laborais dos 99% restantes – justamente aqueles que são realmente eficientes e funcionais.
Fernando Valasco

Doutrina Lula
O analfabetismo político é o que elege a ultradireita, no Brasil e no mundo. Nos EUA e na Europa, a mídia aponta os imigrantes como os causadores de todos os males sociais, enquanto o modelo capitalista corrupto, desigual e concentrador de renda fica fora do debate. Pobre estrangeiro, sempre acusado de “roubar” comida, salário, moradia e tudo mais. Esse discurso imoral, irreal e desinformativo tem legitimado líderes como Donald Trump, que perseguem e até matam imigrantes, mas permanecem inabaláveis dentro de seu eleitorado, reforçando ainda a retórica contra “o sistema”.
Antonio Negrão de Sá

Tratamentos acessíveis
Essa decisão da Anvisa é um avanço importante para a saúde. Ampliar o acesso à cannabis medicinal é garantir mais opções de tratamento, menos sofrimento e mais dignidade para pacientes e famílias.
Nilto Tatto

Lições da Supercopa
Vamos combinar: Supercopa não é campeonato, é amistoso de pré-temporada.
Pedro Paiva

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo